O neurofeedback é uma técnica não farmacológica e não invasiva que utiliza tecnologia para monitorar a atividade das ondas cerebrais para que o indivíduo possa aprender a controlar seu funcionamento cerebral, suas respostas fisiológicas e seu comportamento. O neurofeedback ensina às pessoas como manter sua concentração e foco, reduzir estados ansiosos e melhorar sua qualidade de vida.

Além da técnica de neurofeedback (que é a modalidade mais divulgada de biofeedback) existem outras tecnologias que permitem monitorar o sistema nervoso periférico e autônomo fornecendo informações como condutividade da pele, batimentos cardíacos, respiração, temperatura da pele, atividade muscular. Todas essas informações são apresentadas a pessoa através de vídeos, músicas, jogos ou atividades escolhidas de acordo com as necessidades apontadas na avaliação.
 
INDICAÇÕES DO TRATAMENTO:

As técnicas de bio feedback e neuro feedback possuem um vasto campo de atuação:

  • SAÚDE: transtornos de ansiedade, relaxamento psico-físico, doenças psicossomáticas, tratamento da enxaqueca e dor crônica, recuperação após AVC;

  • APRENDIZAGEM: Dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção com ou sem hiperatividade, performance cognitiva em pré-vestibulandos e concurseiros, avaliações específicas da aprendizagem como nos casos de dislexia, discalculia e outros.

  • ALTO DESEMPENHO: atletas e executivos que necessitam desenvolver o controle emocional em resposta a situações de pressão, concentração e relaxamento, ampliando os ganhos de rendimento.
 

LePsi – Clínica de Psicologia Integrada

 
Rua Borges de Medeiros, 553
6º andar, Centro - 95020-320
Caxias do sul, RS
contato@lepsi.psi.br
 
54 3027-4288
 
54 9118-6384